Ferramentas de Gestão

Planejamento Estratégico Empresarial

A origem da palavra estratégia vem dos campos de batalha travadas pelos antigos gregos, seu significado era “a arte dos generais”. Isso porque na antiga Grécia denominava-se de estrategos os comandantes supremos escolhidos para planejar e fazer a guerra.
No ambiente empresarial, a estratégia é uma forma de pensar no futuro, uma atividade que deve ser integrada no processo decisório das organizações e que envolve o profundo conhecimento do negocio e verificação sistemática de tendências.
“A estratégia, no contexto do ambiente corporativo, é a determinação de metas básicas a longo prazo e os objetivos da empresa, bem como a adoção das linhas de ação e aplicação dos recursos necessários para alcançar essas metas” (Perez, José Hernandez p. 132).
Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar de forma generalista as ferramentas e métodos estratégicos adotados pelas organizações, que auxiliam e norteiam os gestores a tomar decisões no ambiente empresarial.
Os conceitos básicos de Planejamento Estratégico tem como base os principais pilares: determinação de metas qualitativas e quantitativas; políticas empresarias adotadas e objetivos a curto e longo prazo a alcançar.
Entretanto, pode-se conceituar o planejamento estratégico como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e planos para atingir esses anseios, coordenado de forma a definir em que atividade se encontra a empresa, que tipo de empresa ela é ou deseja ser.
Para isso primeiramente, a empresa terá que elaborar e determinar a sua missão, talvez essa seja a etapa mais critica do processo estratégico, uma vez que atua como referencia na orientação de todo arcabouço empresarial. A missão deve proporcionar uma visão explicita da natureza do negocio da empresa e de seu âmbito e forma de atuação, alem, de refletir uma preocupação fundamental com as necessidades do mercado, permite a empresa adaptar-se rapidamente a suas exigências e oferecer produtos e preços competitivos e com rentabilidade adequada. Com essa abordagem a empresa atua em harmonia com o ambiente competitivo, reconciliando, por meio de uma seleção adequada dos produtos e serviços a serem vendidos, as necessidades de mercado com sua capacidade tecnológica, financeira e de mão-de-obra.
            Ao estabelecer as diretrizes e objetivos estratégicos que serviram como base para o direcionamento de toda a entidade o gestor devera disseminar as informações para toda a cadeia hierárquica, afim de que cada colaborador saiba os objetivos e metas em que a empresa almeja para determinado setor.  Para isso, há uma ferramenta integrada que compõe o plano estratégico chamada Balanced Scorecard (BSC) .
O Balanced Scorecard  é a tradução de estratégia em ação, ou seja, a razão de sua existência e tirar do papel os planos e metas estratégicas das organizações e difundi-los por todos os níveis da organização, alem, de completar as medidas financeiras do desempenho passado com a medidas dos fatores que impulsionam o desempenho futuro da empresa levando em consideração a visão e planejamento estratégico.
A principal diferença entre o planejamento estratégico tradicional e o moderno é atrelar a medida de desempenho financeiro e não financeiro. Desempenho financeiro denomina-se apenas obter lucro nada mais do que isso. Desempenho não financeiro possui uma visão ampla do ambiente macro-econômico, como por exemplo, aumento de participação no mercado, aumento de ativos intangíveis, melhor qualidade de produtos e serviços, melhor atendimento ao cliente e fornecedor e principalmente oferecer a todos os níveis hierárquicos da empresa há possibilidade de desenvolvimento profissional, e o Balanced Scorecard e a ferramenta que faltava para concretizar este processo.
No contexto geral, o objetivo macro do planejamento estratégico, e fazer com que a empresa caminhe conforme estudado e analisado pelos gestores e que conquistes suas metas e objetivos traçados para que a empresa exerça suas atividades da melhor forma possível, reduzindo custos e aumentando seus resultados.


Referências Bibliográficas


OLIVEIRA, Luis Martins; PEREZ, José Hernandes; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica. 2 ed. São Paulo: Atlas S.A.,2004

CAETANO, Jose Roberto – Balanced Scorecard,  Exame, São Paulo, p, 190 26 de jul. 2000)
                                                                                                                        
ANSOFF, H. I. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1977.

McDONNELL, E. J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.

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